Perguntas Frequentes

Cuidados com as Fraldas:

  • As Fraldas Madrinha podem ser lavadas e secadas na máquina;
  • Excesso de sabão, amaciante, óleos, pomadas, bem como o calor do ferro de passar diminuem a capacidade de absorção da fralda. Evite esses produtos e não é necessário passar.
  • Não use água sanitária;
  • Não ferva as capas, pois o plástico interno das fraldas podem ser danificados;
  • Os softs dos forrinhos podem se tornar impermeáveis por excesso de resíduos. Neste caso, basta lavá-los com água abundante e enxaguar com água quente.


Para tirar manchas de cocô:

  • Tirar o excesso embaixo da torneira ou no vaso sanitário, e ensaboar a mancha com sabão de coco ou sabão amarelo e deixar de molho com pouca água por mais ou menos uma hora. Depois coloque na máquina para lavar com as outras fraldas / roupas.


Rotina de lavagem: (como faço aqui em casa)

  • Encha a máquina de lavar com água até meio nível e coloque um pouquinho de sabão (em pó ou líquido). Vá colocando ali todas as fraldas com xixi do dia. Quando tiver uma fralda de cocô, faça como o explicado no tópico anterior. No dia seguinte, pela manhã (para aproveitar o sol), centrifugue para tirar a água com os resíduos e coloque as demais roupas da família para lavar junto com as fraldas.
  • Isso pode ser feito por um, dois, ou três dias, dependendo da quantidade de fraldas disponíveis e da disponibilidade de uso da máquina de lavar.
  • E cada um tem um jeito de lavar roupa: eu lavo tudo junto, tem gente que separa por cor... Adeque a sua rotina...

"Lidar com quem está em volta quando decidimos por um caminho menos convencional é mesmo uma arte! Comigo foi assim com as fraldas de pano, o parto em casa, a cama compartilhada, a prática de E.C., a amamentação exclusiva até os 6 meses, a amamentação prolongada até os 28 meses, o uso de sling.... No que se refere às fraldas, acho que fazer parte do grupo do fb vai te ajudar bastante e uma dica que posso te dar, é que se assim que tiveres o bebê, naquele primeiro mês ficarem muitas pessoas na tua casa pra te ajudar, procure ir introduzindo as fraldas de pano devagarinho, naqueles períodos do dia em que estiveres forte e inteira, que se acontecer algum "acidente" e uma sogra, mãe, irmã, cunhada bem intencionada te desencorajar, tu tenhas força para manter teu propósito. A maternindade é um mistério maravilhoso, e tens muito pra aprender com teu menino. Quando ele chegar, tu vais renascer e toda tua vida vai se reorganizar para abrigá-lo. Uma das coisas a aprender é usar a fralda de pano, é muito importante mas não a mais importante, por isto acho que pode ser feita aos poucos, sem grandes cobranças e expectativas. Acho que ir introduzindo aos poucos é um método mais sustentável que o "tudo ou nada". Embora este também pode funcionar e muito bem se a mãe estiver bem decidida e apoiada."



"Quantas fraldas dependerá do teu objetivo.
Se quiseres introduzir aos poucos o uso de fraldas de pano, podes ter 3 ou 4, e usar um período do dia. Escolha à tarde, quando os cuidados com o bebê e a casa estiverem organizados e utilize apenas de pano, assim, podes ir entendendo e sentindo aos poucos os ritmos do bebê e se adaptando aos poucos.
Se tua intenção é o uso integral de fraldas de pano, te conto minha experiência. Eu usei com meu filho uma média de 10fraldas, eu usava capas durante o dia, e com isto, muitas vezes trocava apenas os absorventes. E duas noturnas, que são as pocket soft soft. Se tiveres dificuldade com esta nomenclatura, dê uma olhadinha no blog que está tudo explicadinho.
Com esta quantidade eu conseguia lavar roupas dia sim dia não, mas eu praticava E.C., um método que te ajuda a perceber o momento de eliminação do bebê, e com isto, eu praticamente não lavava fraldas com cocô e reaproveitava muitas vezes as capas. Veja mais sobre isto também no blog da Fralda Madrinha.
Se queres apenas substituir as descartáveis pelas fraldas de pano, normalmente dá pra lavar dia sim dia não com 18 ou 20 fraldas.
As fraldas mais indicadas são as ajustáveis de RNaM, que servem desde o nascimento até uns 8 ou 9 kg (a não ser que o bebê tenha coxas muito grossas)."